A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) tomou conhecimento do falecimento do professor doutor Manuel Júdice Halpern.

O professor Manuel Halpern foi associado e presidente da Direcção Nacional da AMCP.

Licenciado e doutorado em Medicina,  foi professor catedrático de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e doutorado honoris causa pela Universidade de Lille.

Foi-lhe atribuída a medalha de prata da Academia Nacional de Medicina de França.

Foi fundador e director do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul.

Foi autor de inúmeras publicações, entre livros e artigos, destacando-se os dedicados à sua área de investigação, a bioquímica.

Fez parte do corpo redactorial da revista oficial da AMCP: Acção Médica.

Na Acção Médica publicou, desde o início dos anos 60, múltiplos artigos. Entre estes, são notáveis, pela acutilante percepção dos temas éticos mais relevantes nos anos subsequentes: “ Os milagres e a Ciência “ , 1961; “ A propósito do processo de Liége “, 1962; “ Os inibidores da ovulação, um problema deontológico “, 1963; “ A regulação dos nascimentos “; 1963. Também pela sua pertinência e atualidade, disponibiliza-se o artigo "A Castidade", baseado numa conferência que o professor Manuel Halpern apresentou no III Congresso Nacional de Religiosos, realizado em abril de 1963, em Fátima: AQUI.

À família do Professor Manuel Halpern e a todos os que tiveram o privilégio de ser seus alunos e discípulos, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses transmite uma sentida homenagem.