Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente de 2020

A Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente de 2020, celebrado a 11 de fevereiro de 2020, foi apresentada a a 3 de janeiro.

 

Intitulada "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos" (Mt 11, 28) é dirigida a um amplo leque de destinatários, doentes, profisisonais da saúde, famílias e governos, entre outros.

 

“A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte: exigem-no simultaneamente tanto a razão como a fé em Deus, autor da vida. Em certos casos, a objeção de consciência deverá tornar-se a vossa opção necessária, para permanecerdes coerentes com este ‘sim’ à vida e à pessoa.”.

 

Dirigindo-se diretamente aos profissionais da saúde, o Santo Padre escreveu:


"Queridos profissionais da saúde, qualquer intervenção diagnóstica, preventiva, terapêutica, de pesquisa, tratamento e reabilitação há de ter por objetivo a pessoa doente, onde o substantivo «pessoa» venha sempre antes do adjetivo «doente». Por isso, a vossa ação tenha em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem mesmo se for irreversível o estado da doença. (...) Em certos casos, a objeção de consciência deverá tornar-se a vossa opção necessária, para permanecerdes coerentes com este «sim» à vida e à pessoa."

 

Foto: vaticannews