Face aos recentes desenvolvimentos e evoluções na pandemia Covid-19, ponderando todos os fatores em presença, agindo com responsabilidade, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e protegendo as vidas de todos, o grupo organizador e dinamizador comunica o ADIAMENTO das Jornadas de Cuidados Paliativos, que estavam agendadas para os próximos dias 16 e 17 de março.

As Jornadas de Cuidados Paliativos são uma coorganização da Academia Pontifícia para a Vida, Conferência Episcopal Portuguesa e Associação dos Médicos Católicos Portugueses, e contam com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

A organização confirma que as Jornadas ocorrerão em outra data, a discutir e a anunciar logo que viável.

Recorde-se que, o primeiro dia das Jornadas, a 16 de março, teria lugar no Auditório Principal da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e cariz eminentemente científico. O programa agora adiado propunha para o dia 17 de março um primeiro momento no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, com o propósito da sensibilização e informação sobre a cultura e a prática dos Cuidados Paliativos, e um segundo momento na Capelinha das Aparições, para a consagração da causa dos Cuidados Paliativos a Nossa Senhora de Fátima.

A organização das jornadas espera a compreensão de todos, lamenta qualquer incómodo causado e apela a que se continue a trabalhar em prol de uma verdadeira cultura dos Cuidados Paliativos.