
AMCP subscreve compromisso
«Reanimar a Esperança no Mundo do Trabalho»
O Fórum Lisboa acolheu, no passado dia 11 de outubro, o Encontro Jubilar do Mundo do Trabalho 2025, uma jornada de reflexão e oração dedicada ao futuro do trabalho e à dimensão humana que o envolve.
O evento contou com diversas celebrações e intervenções, conforme previamente anunciado. Através do Núcleo Diocesano de Lisboa, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) integrou o grupo organizador, participando ativamente tanto na preparação como nas atividades do encontro.
No âmbito desta iniciativa surgiu o documento “Reanimar a Esperança no Mundo do Trabalho – Um Compromisso à Luz da Doutrina Social da Igreja Católica”, subscrito por 14 entidades e movimentos católicos, entre os quais a AMCP, representada na assinatura pelo presidente do Núcleo de Lisboa, o médico Vasco Magalhães Ramalho.
Na declaração conjunta, os signatários apelam a um compromisso renovado com a pastoral do trabalho, em sintonia com o espírito do Jubileu de 2025.
O Compromisso assinado sublinha que, “nas grandes decisões estratégicas e financeiras, os empresários não podem seguir apenas critérios de natureza económica ou comercial, esquecendo a dignidade humana dos trabalhadores", já que "renunciar ao investimento nas pessoas para obter maior receita imediata acaba por se revelar uma má opção para a sociedade”.
Este documento foi apresentado e assinado na sessão conclusiva do encontro jubilar, na presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
Pelo seu significado e importância, convidamos à leitura da declaração: AQUI.